Matéria de Rafaela Amaro.
O Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Sul (CRT-RS) criou um Grupo de Trabalho para a prevenção e enfrentamento ao assédio e a discriminação no ambiente de trabalho. O grupo de trabalho surgiu da preocupação da atual gestão em promover boas práticas e conscientizar os funcionários sobre a importância de um ambiente de trabalho saudável e seguro.
Grupo de Trabalho de Prevenção e Enfrentamento de Assédio e Discriminação.
A meta do grupo de trabalho é a elaboração de uma política interna de prevenção e enfrentamento ao assédio e discriminação, e está em fase final de elaboração a normativa que vai regulamentar dentro do Conselho quais as práticas não são toleráveis dentro do ambiente de trabalho e quais as consequências a quem assediar ou discriminar um colega de trabalho. Também serão feitas campanhas de esclarecimentos, cartilha orientativa e um canal seguro de denúncias.
O presidente do CRT-RS, Luiz Antonio Castro dos Santos, falou sobre a importância do grupo, “uma das principais preocupações da nossa gestão, é oferecer aos colaboradores do Conselho um ambiente profissional salutar que respeite as individualidades e com amplo espaço para a diversidade, por isso criamos esse grupo dedicado a elaboração de políticas e procedimentos internos de boas práticas no ambiente de trabalho”.
O grupo foi designado pelo Presidente Castro, e é feito de forma colaborativa, tendo na sua coordenação a diretora administrativa, Cleusa Maria Machado Cunha, membros da assessoria jurídica e da assessoria de comunicação e marketing.
Na última sexta-feira (16), o Grupo se reuniu para avançar nas etapas finais do projeto, que inclui a elaboração e discussão da cartilha orientativa, a definição de novas políticas e a criação de estratégias para a implementação das mesmas. Durante a reunião, foram abordados vários temas relacionados à promoção de um ambiente de trabalho mais seguro, respeitável e inclusivo.
Cleusa Maria Machado Cunha, diretora
administrativa e coordenadora do GT.
Entre os principais tópicos discutidos, destacou-se a confecção e escolha da data de lançamento da cartilha, que servirá como um guia prático para todos os colaboradores do CRT-RS, com orientações claras sobre como proceder em caso de incidentes de assédio ou discriminação. A cartilha será um recurso essencial para educar e informar os funcionários sobre os seus direitos e responsabilidades.
Além disso, o grupo também discutiu sobre a definição de novas políticas internas. Essas políticas visam não apenas regulamentar e punir comportamentos inadequados, mas também promover um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor para todos.
Comments