Matéria de Rafaela Amaro.
Presidente Castro em visita guiada com o Técnico Filipe Pacheco.
Na manhã de segunda-feira (12), o presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Sul (CRT-RS), Luiz Antonio Castro dos Santos visitou a Fundação Proamb, líder em soluções ambientais no RS, na cidade de Nova Santa Rita.
O presidente foi recebido pelo Analista Técnico Filipe Guarda Pacheco, que apresentou a estrutura técnica do espaço de Coprocessamento, que é a primeira responsável pela sustentabilidade e expansão da Proamb e também a maior estrutura de produção de CDR (combustível derivado de resíduos) do Rio Grande do Sul, sendo capaz de processar cerca de 5 mil toneladas por mês de resíduos industriais.
No espaço, resíduos de diversas naturezas com poder calorífico chegam à unidade e passam por trituradores e peneiras para serem descaracterizados e reduzidos a milímetros. Depois, passam pela compactação e enfardamento, ficando prontos para serem transportados a cimenteiras, onde são utilizados nos fornos em substituição ao coque de petróleo.
O Coprocessamento é uma forma de aproveitamento energético dos resíduos e também uma das técnicas mais ambientalmente corretas no tratamento destes materiais, porque fornece energia aos fornos de cimenteira e elimina os passivos ao mesmo tempo. O produto, conhecido como blend, substitui o uso de combustíveis fósseis no processo, contribuindo para uma queima mais limpa (o estimado é que haja uma diminuição de até 30% do consumo de fontes de energia não renováveis).
Entre os materiais que originam, o CDR estão borras, resíduos contaminados com solventes ou tintas, EPIs contaminados, elementos filtrantes e absorventes contaminados com óleos lubrificantes, solventes ou combustíveis, entre outros.
A Proamb tem como áreas de atuação Engenharia, Energia, Resíduos, Águas e Efluentes e Educação e possui estrutura e equipe técnica para hoje fornecer, por meio de suas unidades de negócios, ampla gama de serviços em soluções ambientais completas, eficazes e seguras. Ao todo, são seis unidades de negócio com forte atuação na região Sul do país. Todas elas compõem um cenário que é mostrado na única feira ambiental da sua região de abrangência, a Fiema Brasil, realizada na cidade de Bento Gonçalves.
O Presidente Castro frisou a importância do projeto: “O uso de combustíveis sustentáveis é a melhor opção para reduzir os impactos ambientais causados pela queima dos combustíveis fósseis. Enfrentamos uma catástrofe climática sem precedentes em nosso Estado e precisamos nos adequar às alternativas sustentáveis, priorizando a preservação dos nossos recursos naturais e ressignificando o descarte de resíduos. Parabéns à Fundação Proamb pela iniciativa”.
Comments